Os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o asfalto. Ignorar a hora certa de trocá-los pode comprometer a segurança, o desempenho e o consumo de combustível. Mas como saber quando é a hora certa?
Aqui estão os principais sinais de alerta:
1. TWI – O indicador de desgaste
TWI (Tread Wear Indicator) é uma elevação de borracha entre os sulcos do pneu.
Como ver?
Procure pela sigla “TWI” na lateral do pneu. Ela aponta onde está o marcador.
Se o nível da borracha estiver igual ao TWI, é hora de trocar!
O limite legal no Brasil é 1,6 mm de profundidade do sulco.
2. Pneu careca ou com sulcos rasos
Mesmo sem medir, se o pneu estiver com aparência “lisa”, ele perdeu aderência.
Risco: aumento na chance de aquaplanagem e dificuldade em frenagens.
3. Desgaste irregular
- Um lado mais gasto que o outro?
- Desgaste em forma de “ondas”?
Isso pode indicar:
- Alinhamento ou balanceamento fora do padrão
- Problemas na suspensão
Mesmo se o pneu ainda tiver borracha, o desgaste irregular reduz a segurança.
4. Idade do pneu
Mesmo com pouco uso, pneus envelhecem.
A vida útil recomendada é de 5 a 6 anos (mesmo se não estiverem “carecas”).
Onde ver?
Olhe a lateral do pneu e procure por um número com 4 dígitos.
Exemplo: “2819” = fabricado na 28ª semana de 2019.
5. Trincas, bolhas ou furos frequentes
Esses danos indicam que o pneu está fragilizado.
Bolhas = risco de estouro
Trincas = sinal de ressecamento
Furo atrás de furo = pode ser hora de aposentar
6. Aumento no consumo de combustível ou ruído
Pneus desgastados ou desbalanceados aumentam o esforço do carro.
Pode ser sutil, mas um bom motorista sente o carro mais “pesado” ou barulhento.
Outra dica é fazer o rodízio de pneus a cada 8.000 km ajuda a desgastar por igual e aumentar a vida útil.
Gostou das dicas? Compartilhe o post com seus amigos e deixe seu comentário!